Entrar

Questão sobre Esportes de Rede: Introdução

Educação Física

Originais Teachy

'EF89EF01'

Esportes de Rede: Introdução

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Educação Física

Durante uma aula de Educação Física, os alunos do 8º ano foram desafiados a criar uma nova modalidade esportiva que envolvesse uma rede. A proposta foi inspirada nos esportes tradicionais que utilizam redes, como vôlei, tênis e badminton, os quais além de promoverem a competição, possuem uma rede como elemento regulador fundamental, tendo uma influência direta na dinâmica do jogo. Ao desenhar o novo esporte, os alunos notaram que o ângulo formado pela rede em relação ao solo era um aspecto crítico para determinar a trajetória e a velocidade dos objetos lançados por cima dela. Considerando a matemática envolvida na modelagem da trajetória de um objeto que passa por cima de uma rede horizontalmente, e sabendo que a altura da rede em relação ao solo é de 2,43 metros, a rede foi posicionada de forma que o seu topo esteja alinhado ao nível do solo, sem inclinação. Se um estudante deseja projetar um modelo simplificado da trajetória de uma bola lançada horizontalmente com uma velocidade inicial de 5 m/s, determine qual deve ser o ângulo de inclinação da trajetória do lançamento para que a bola passe exatamente sobre o topo da rede. Despreze a resistência do ar e considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 9,8 m/s^2.
a.
O ângulo de inclinação da trajetória do lançamento deve ser de 45 graus para que a bola passe exatamente sobre o topo da rede, o que significa que a bola deve ser lançada diagonalmente, formando um ângulo de 45 graus com o solo.
b.
O ângulo de inclinação da trajetória do lançamento deve ser de 90 graus para que a bola passe exatamente sobre o topo da rede, o que significa que a bola deve ser lançada verticalmente para cima.
c.
O ângulo de inclinação da trajetória do lançamento deve ser zero graus para que a bola passe exatamente sobre o topo da rede, o que significa que a bola deve ser lançada horizontalmente, paralela ao solo.
d.
O ângulo de inclinação da trajetória do lançamento não é relevante para que a bola passe sobre o topo da rede, pois a rede é uma barreira apenas na direção vertical, e a bola pode ser lançada em qualquer ângulo horizontal.
e.
O ângulo de inclinação da trajetória do lançamento deve ser de aproximadamente 30 graus para que a bola passe exatamente sobre o topo da rede, o que permite que a bola seja lançada com uma combinação de velocidade horizontal e vertical.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma aula de campo, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de observar diferentes modalidades esportivas em uma competição local. Ao retornarem à escola, a professora propôs uma atividade em que eles deveriam descrever três esportes de marca (como salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo) que tivessem observado, identificando as características que definem cada um, o sistema de pontuação envolvido e como os resultados são medidos (tempo, distância ou peso). Além disso, a docente solicitou que os alunos relacionassem essas informações com os conceitos matemáticos de medidas, como a conversão entre unidades de comprimento e de massa. Com base no conteúdo abordado durante a aula, como você descreveria brevemente um esporte de marca observado pelos alunos e apresentaria a sua pontuação baseada na medição de uma determinada grandeza?

Esportes de Marca: Introdução • 'EF67EF03, EF67EF04'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na última aula de Educação Física, aprendemos sobre diferentes estilos de dança e como eles envolvem vários movimentos corporais. Para você, qual estilo de dança mais chamou sua atenção e por quê? Descreva os movimentos principais envolvidos nesse estilo de dança e como você acha que esses movimentos ajudam a desenvolver a integração das funções motoras e psíquicas.

Movimento e Dança • ''EF35EF09''

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

A ginástica de condicionamento físico tem um papel fundamental na promoção da saúde e no desenvolvimento de habilidades motoras. Ao projetar um programa de treinamento, é essencial compreender os princípios do treinamento de força, resistência e flexibilidade para otimizar o desempenho e minimizar o risco de lesões. Com base nisso, imagine que você é o instrutor de um grupo de adolescentes atletas diversificados, incluindo corredores de longa distância, nadadores e jogadores de basquete, e deseja criar um programa único que atenda às necessidades específicas de cada grupo. (1) Discuta como você iria diferenciar o treinamento de força e resistência entre esses três grupos, considerando os padrões de movimento e a demanda energética de suas respectivas atividades esportivas. (2) Explique a importância da flexibilidade e como você integraria exercícios de flexibilidade em um programa de treinamento de condicionamento físico, observando as possíveis consequências de uma flexibilidade inadequada no desempenho esportivo e na prevenção de lesões.

Ginástica de Condicionamento Físico

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

O judô, uma arte marcial que se originou no Japão, é uma prática que vai além do mero combate físico, envolvendo uma filosofia e um sistema ético. Jigoro Kano, seu fundador, criou um sistema de cinturões que representa o nível de habilidade e compreensão do praticante. Além disso, o judô é regido por um conjunto de regras e pontuações que visam promover a segurança e a eficiência dos movimentos. Com base nesse contexto, descreva o significado e a progressão do sistema de cinturões no judô, e explique a importância das regras e pontuações no contexto da prática e do ensino desse esporte.

Judô

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies